Sobre Livros


Para quem escreve, o começo é quase sempre um desafio – ou você tem um belo insight e o texto nasce pronto, em alguns poucos minutos; ou você passa horas, dias ensaiando como começar.

 

Na falta de uma ideia genial, vou começar me apresentando: nasci em Umuarama, interior noroeste do Paraná – sou pé veRmeio com orgulho; vim para Curitiba ainda criança. Minha mãe conta que eu deveria me chamar Ana Carolina, mas, por questões familiares, acabou sendo Renata! Não me recordo quando, exatamente, os livros começaram a chamar minha atenção (nem, sequer, quais foram as primeiras leituras), só posso dizer que quase todas as lembranças da infância são de vivenciar belas aventuras em páginas povoadas por ‘letrinhas’.

 

Desde então, o tempo passou rápido. Por razões quase inexplicáveis, escolhi como profissão o Jornalismo – me formei em 2009, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Nos anos da graduação, o contato com a leitura e a escrita foi ainda mais intenso. Tanto que transformei o temido trabalho de conclusão de curso em uma incursão literária inesquecível.

 

Foram 18 meses dedicados a traçar um painel contemporâneo da literatura em prosa ficcional realizada em Curitiba, através do perfil de escritores em diferentes fases – dos já consagrados Dalton Trevisan e Cristovão Tezza a jovens promessas de uma ‘novíssima’ geração de prosadores, entre outros. O resultado final foi um livro-reportagem chamado Sobre livros (primeiro lugar na categoria Livro-reportagem do 15° Prêmio Sangue Novo de Jornalismo Paranaense, em 2010).

 

Desde então, quatro anos se passaram e, agora, tenho a feliz oportunidade de retomar este projeto aqui no Even More – ambicionando, inclusive, ampliá-lo e atualizá-lo.

 

Para isso, pretendo, semanalmente, traçar uma linha de intersecção entre Curitiba e a literatura. Vamos da prosa à poesia; do já conhecido às novidades; do ontem ao hoje – e, quando possível, ao amanhã). Serão textos curtos, resenhas, em que irei, meio desordenadamente, debater e expor minhas impressões sobre livros (inteiros ou parte deles), escritores (curitibanos ou não) e tudo mais de literário que estiver acontecendo na cidade. Vem comigo!?

 

Previous Jogos Vorazes - Em Chamas
Next Acontecerá!

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *