Rarha, o couture da moda praia


O nome descreve a proposta da marca de Caroline Amhof. Uma raridade. Uma joia. Um produto único e exclusivo que foi criado aqui, em 2012, mas com um perfil de público distante e variado. Para resgatar suas raízes na moda, Caroline procurou um conceito de luxo e personalização. O beach wear vendido por ela visa um mercado restrito e limitado, que tem interesse em adquirir um produto de qualidade e durabilidade inigualáveis.

 

Os estudos de consumidor foram todos voltados para o mercado internacional e a adesão lá fora já é bem grande. A Rarha participou da Semana de Valência, na Espanha, como a primeira brasileira integrante do line up, e surpreendeu os espectadores quando apresentou seu conceito distante do estereótipo da moda praia brasileira. “Tanto nossos recortes como a cores neutras surpreenderam. Eles esperavam aquela estamparia colorida típica daqui”.

 

 

Em busca de uma marca sólida, as peças têm uma visão bem vintage, com recorte, cores e estilos atemporais. Apesar de ser proposta para um público mais maduro, com um corpo já formado, a crescente moda da cobertura do corpo, mesmo na praia, tem trazido um perfil mais jovem para sua marca também.

 

A preocupação com o luxo e exclusividade são um diferencial. “A Rarha foi pensada para ser consumida em alguma loja em cruzeiros e resorts. É mais para ser vista com a peça do que para ficar no sol se bronzeando”, comenta Caroline. Por este motivo, as cavas e modelos se permitem a coberturas maiores. É um prêt-à-porter de luxo para a praia. Apesar deste perfil, algo que é fundamental nas peças é a sensualidade da mulher. “Apesar de coberta, ela continua muito sexy”.

 

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Dentro da perspectiva de oferecer um produto único, a Rarha incorpora uma linha de joias dentro das peças. Esses acessórios são assinados por Rodrigo Alarcón e, segundo Caroline, foi o que deu ainda mais visibilidade à marca. Além disso, tanto as peças mais elaboradas quanto as joias são feitas para praia. “Às vezes as clientes têm dúvidas, perguntam: mas posso entrar na água com elas? Podem sim, elas foram feitas para isto”, diz a estilista.

 

Contudo, tanto perfeccionismo e qualidade tem alguma dificuldade. Como qualquer segmento de moda que se preocupe com a produção diferenciada, a mão-de-obra torna-se um desafio, por isto, a Rarha tem uma produção menor e exclusiva. “Não podemos pulverizar a marca e perder nossa identidade de qualidade e tudo aquilo que pensei quando criei a empresa”, lembra.

 

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E, como parte desta experiência de luxo, o atelier onde são comercializadas as peças também oferece atendimento exclusivo. Com horário marcado, Caroline e sua equipe recebem pessoalmente as clientes com cafés e espumantes em um espaço aconchegante que traga conforto para quem quiser adquirir a peça. “Eu acho que essa proximidade entre o criador e seu consumidor é um diferencial importante”. Além do atendimento personalizado, elas também oferecem produtos sob medida. Caroline desenvolveu esta possibilidade pensando em um público que não consegue consumir nas lojas de beach wear tradicionais. As peças exclusivas vêm com nome da cliente na etiqueta, inclusive.

 

Na contramão do mercado da moda atual, a Rarha é algo que procura criar uma história no closet dos seus clientes. Não é uma marca de tendências, mas de perfil e personalidade. Tanto é que os lançamentos são feitos em momento diverso do que o calendário das lojas, que no início do ano já divulgavam seus catálogos de inverno. A Rarha acaba de lançar sua coleção. O processo criativo de Caroline também é muito introspectivo e intuitivo, ela não gosta de fazer pesquisas de tendências e seus modelos surgem das mais variadas formas. “Tem vezes que é um sonho que tenho”.  

 

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Como a marca foi criada para atender um público internacional, a estilista garante que a visibilidade aqui dentro é potencializada. Por já atingir um mercado fora do Brasil a impressão de quem compra aqui é muito diferente. Atualmente a marca tem produtos na Espanha, em Valência e Madri, mas já está abrindo o mercado para África do Sul, Portugal e Inglaterra.

 

 

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