Podcast de moda traz experiência de brasileiras em NY


O podcast “Brusinha is my business” traz informação, dados e experiências na área da moda vividas por quatro brasileiras em Nova York

por Carmela Scarpi

O brasileiro está em todos os cantos do mundo. Mas, muito mais do que nos espalharmos por aí, temos a imensa capacidade de nos encontrarmos novamente. Foi de um grupo de Facebook para brasileiras em Nova York que surgiu a ideia do encontro entre aquelas que eram da área da moda. No dia e local combinados, apenas 4 compareceram e não poderia ter sido melhor.

De uma história com nuances de sitcom, Sophia, Amandha (que é de Curitiba), Clarice e Márcia se descobriram com muito mais interesses em comum do que apenas a moda. E, de um desejo antigo de Sophia, nascia ali mesmo a ideia para um podcast sobre os bastidores do universo fashion. Inteiro em português, o conteúdo traz uma perspectiva brasileira da área de negócios em que atuam: o “brusinha is my business”.

Você pode se perguntar: podcast? A resposta delas é enfática: sim! A plataforma, quase uma reinvenção online do rádio, era ideal para registrar conversas e discussões que elas já mantinham sobre os mais variados temas relacionados à moda. Além de ser um vício delas, claro.

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O formato, que vem ganhando adeptos há algum tempo, é bastante permissivo quanto à estética, visto que depende exclusivamente da gravação de sons. Para as amigas, ele é uma oportunidade de estar com pessoas em momentos diferentes de rotina. “Às vezes a pessoa está ali cozinhando, ou dirigindo. Não é uma maneira formal de aprender, é uma maneira leve da gente discutir assuntos que são relevantes”, comentam durante nossa entrevista via Skype.

Uma comparação honesta

Se a tecnologia permitiu o fácil acesso ao meio de divulgação, as quatro amigas levaram a sério o compromisso de passar essas experiências e curiosidades de forma responsável. “Fazemos por prazer, mas estamos levando muito a sério”, comenta Sophia. “A gente quer uma audiência que estude e debata porque a gente se força a estudar em cada episódio”, complementam.

A ideia surgiu da necessidade: falta de oferta sobre temas que abordassem de forma comparativa aquilo que estão vivendo nos EUA e o que já viveram no Brasil. “Acho que todos os episódios giram em torno dessa pergunta. Como que a gente vai passar para o Brasil o que a gente vê que está acontecendo aqui e lá não?”, explicam.

Desde a área de marketing e branding até styling, as experiências profissionais delas se agregam em um debate enriquecedor, que busca trazer informações em dados, opiniões e questionamentos sobre a indústria em que estão inseridas. “Em todos os episódios nós tentamos trazer essas pequenas coisas que a gente nota de diferença”, comentam.

Conteúdo para quem busca

Hoje, elas gravam quando podem se reunir. Devido à diferença entre as rotinas de cada uma, os encontros são esporádicos, mas a intenção é profissionalizar cada vez mais para enriquecer o conteúdo.  “A gente se fala todos os dias, mas nos encontramos semanalmente para tentar fazer e organizar. Já chegamos a regravar, porque quando demora ele [o assunto] fica ultrapassado”, revelam.

No canal, que pode ser acessado pelo soundcloud e pelos aplicativos para celular, já são 4 episódios sendo três deles debates intensos sobre temas como fashion weeks, experiências de varejo e fast fashion. A média de duração de cada episódio é de 50 minutos, um tipo de conteúdo que seleciona a audiência. “A gente gosta disso, para justamente fazer para quem quer escutar”, dizem.

Além das discussões entre as quatro amigas, a intenção é conseguir transformar o podcast em uma referência na língua nativa sobre negócios e moda, e também conseguir entrevistas para agregar aos debates pelo novo canal.

Caso você goste de conteúdo em podcast sobre moda e negócios, e fale inglês, dê uma olhada nos canais:
Business of Fashion
UnStyled – do site Refinery29

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