Técnicas para escrever seus votos

profissao_noiva_gabriela.jpg

O mais importante é usar uma linguagem mais direta e clara possível”, foi assim que começaram as respostas da jornalista Gabriela Siqueira Stancki sobre a pergunta “quais dicas úteis para escrever seus votos de casamento?”.

 

Se você, noiva ou noivo, também pensa em aderir à leitura das famosas juras de amor em frente aos convidados, ou se, vencidos pela timidez, queiram apenas dedicar um momento especial - como uma troca de cartas com votos para uma vida feliz junto ao seu parceiro; fique atento ao que temos para te falar.

 

Gabriela casou-se em novembro do ano passado e, apesar de não ler no altar seus votos, ela utilizou algumas das técnicas praticadas em sua profissão para deixar o texto mais especial possível, como uma forma de eternizar aquele momento em que ela e seu noivo viviam. “Cogitamos ler durante a cerimônia, mas acabamos trocando as 'cartinhas' apenas entre nós, no dia do casamento.”, lembra.

 

Na sua vez, Gabriela optou por escrever a carta no mesmo dia da cerimônia, contudo, alguns preparativos foram importantes. “Na correria, acabei escrevendo no dia do casamento. Mas não comecei "do nada". O que me ajudou foi escrever em um papel cada ideia que surgia nos meses que antecederam a data, mesmo que desconexas. No dia de fechar o texto, já tinha toda a ideia principal.”, conta.

 

Para escrever o seu, portanto, siga os 4 conselhos abaixo e, principalmente, seus sentimentos. Garantimos que não terá erro:

 

Técnicas para escrever seus votos

 

1. Usar linguagem clara e direta.

“O mais importante é usar uma linguagem mais direta e clara possível. Para isso, sugiro frases curtas e palavras que costumam ser usadas na linguagem falada no dia-a-dia. É melhor escrever um texto simples do que um texto rebuscado, cheio de palavras difíceis. Primeiro porque isso facilita o entendimento e aproxima as pessoas que estão ouvindo e segundo porque evita que o discurso se torne artificial - especialmente se os votos forem lidos em público.”

 

2. Organizar ideias em ordem cronológica

“Para quem está com dificuldade de começar o texto, uma sugestão é organizar as ideias em ordem cronológica. Por exemplo: primeiro resgatar o sentimento do primeiro encontro, depois lembrar de momentos importantes do namoro e por fim as expectativas para o futuro juntos. A partir disso, pode-se "rechear" o texto com outras informações e emoções, dando mais espaço para o que for mais relevante.”

 

Técnicas para escrever seus votos

 

3. Começar com o mais importante

“Jornalisticamente, em geral a regra é escrever o mais importante por primeiro. Se formos aplicar esta técnica aos votos, acho que o ideal é iniciar o texto com a impressão que se tem do parceiro, por que o escolheu e o quanto é importante na sua vida.”

 

4. Contar a história do casal

“Acho que não pode faltar parte história do casal. Pode ser um costume, um momento em específico, coisas únicas que fazem parte da relação. Isso para não correr o risco de o texto se tornar genérico. Os votos precisam ter identidade. Também não pode faltar falar sobre o casamento em si, que é o mais importante naquele momento. Outro item importante nos votos, embora evitado em textos jornalísticos, é a emoção. Por isso é tão importante expressar os sentimentos.”

 

newsletter >
Scroll to top