A iniciativa de Carmela Scarpi e Ly Takai traça o panorama passado, presente e futuro para iniciar a primeira ativação do evento, dia 17 deste mês.
No dia 17/04, Curitiba recebe a primeira edição do movimento Moda em (R)evolução, uma união de agentes transformadores na cidade que visam o futuro do mercado. A ativação inicial, que acontece em paralelo ao início do Fashion Revolution Brasil, promove reflexões sobre a indústria da moda por meio de talk, desfile e diversos painéis.
A ideia surgiu da união entre a jornalista de moda, Carmela Scarpi, e a especialista em fashion branding, Ly Takai. Valores e questionamentos, praticados diariamente em suas empresas de forma individual, foram o ponto de partida na criação de algo maior – que levasse a informação divulgada em seus canais para o mundo físico, pela experiência do evento.
Moda em (R)evolução pretende visitar o passado, como lembrança viva do erros cometidos até aqui; perceber o que é feio no presente para mudança e vislumbrar quais são as tantas outras evoluções que o futuro exige de nós. A plataforma emerge em sua primeira edição unindo diversos nomes da cidade que promovem, de forma diária, transformações locais (confira a programação).
Com apoio de nomes como Stella Artois, Simple Organic, We Are. We Teach e Bananika; o evento tem inscrições limitadas à venda pela plataforma Sympla (link abaixo). Realizada no endereço do novo empreendimento da cidade, união entre as também apoiadoras Tristano Peluqueria e Lavô Tá Novo, a data lança em conjunto o projeto que abrigará a novíssima iniciativa de clothing and beauty experience de Curitiba.
Das 18h às 22h os inscritos viverão uma imersão profunda sobre ressignificação, moda, beleza e alinhamento de tendências de comportamento hoje. De forma não oficial, o evento pretende introduzir o discurso da semana do Fashion Revolution, que acontece entre 22 e 27 de abril em todo o Brasil.
O movimento Fashion Revolution teve início em 2013, quando em 24 de abril o edifício Rana Plaza desabou em Bangladesh, matando e ferindo mais de 1.000 pessoas que trabalhavam para uma indústria de moda nociva. De lá para cá, a organização promove reflexões à época da data para conscientização de produtores e consumidores ao longo de todo o mundo.
Moda em (R)evolução
17 de abril – das 18h às 22h
Local: Al. Augusto Stellfeld, 1527
Inscrição prévia: R$35 (http://bit.ly/paralelafashrev)
Programação
17h30 – recepção
18h10 – abertura
PASSADO
talk – UM MODELO EM RUÍNAS: Há 6 anos da queda do edifício Rana Plaza, o que construiu o caminho até o gatilho da revolução na moda?
PRESENTE
18h30
painel – PILARES DA SUSTENTABILIDADE: mecanismos para construção de marcas e consumidores conscientes. Heloísa Strobel (REPTILIA), Lucas Bettin (TRANSMUTA), Sylvia Cesário Pereira (Consultora Humanizada) – mediação Mariana Rosa.
19h10
painel – SIMPLE BEAUTY: revolução do consumo na beleza. Renata Schaitza, Josi Helena Souza, Simple Organic – mediação Carmela Scarpi.
19h40
painel – DA ESTÉTICA À ÉTICA: a comunicação de valores sociais na construção de narrativas. Carmela Scarpi, Ly Takai e Ariane Santos (Badu Design) – mediação Ly Takai.
FUTURO
20h20
painel – OS ROSTOS DO FUTURO: a (ins)urgência não normativa na construção do novo mercado. Andrea Greca (agência BERLIN), Isabella Quartarolli (We Are. We Teach), Carol Lippmann (blog Lady Fofa) e Edi Alves – mediação Mariana Rosa.
20h50 – intervalo
21h30 – DESFILE – Lavô Tá Novo + Tristano Peluqueria + Simple Organic
No Comment