Marcas Daqui começam 2017 além dos limites


por Carmela Scarpi

 

E por limites queremos dizer de município mesmo.

 

O Even sempre se importou – e importará – com marcas que tenham cunho local e apresentem propostas criativas de destaque da região onde vivemos. Contudo, com o passar dos anos, esse discurso, absorvido pela grande mídia, acabou se tornando sinônimo de uma característica um tanto limitadora. O selo “local” era pra ser um diferencial para além das nossas fronteiras. Por isso, vamos falar sobre o que o pessoal daqui está fazendo em outros lugares também. 

 

Dois dos estilistas que participaram do nosso Anuário 2016 já começaram o novo ano alargando fronteiras. E eles revelam para a gente as tendências que estão por aí e os próximos passos para nossa moda curitibana.

 

É DAQUI pro mundo

 

A OpenStudio, marca de moda casual bem cosmopolita, participou na última semana da Feira CouroModa da São Paulo Prêt-à-Porter, evento que abre o calendário de moda brasileiro. Com foco em exportação e venda para o atacado Rodrigo Sasi, diretor criativo da marca, explicou que a segmentação do público-alvo da Open se define muito mais pelo padrão de comportamento do que pelas características geográficas. “O #coolguy da OpenStudio é um cosmopolita regional. Tem raízes, mas está conectado ao mundo e é ai que entra a nossa segmentação não-país, mas sim por comportamento “.

 

Selecionado entre as 10 marcas promissoras convidadas a participar do evento, ele revela que a experiência foi ao mesmo tempo cansativa, mas muito proveitosa em relação à ampliação de contatos promissores para os objetivos da marca.

 

Dentre os destaques de tendências que ele trouxe de lá, está a personalização. “Acredito muito que no futuro a exclusividade será através dessa busca do cliente por peças únicas. Já aplicamos isso em pequena escala no nosso e-shop e tem sido um sucesso”, revela.

 

fotos reprodução + Anuário DAQUI 2016

 

Nossa mesma história em outro CEP

 

E se a Open já pode avaliar sua experiência de início de ano, a marca de Diego Malicheski, Rocio Canvas, está na expectativa de um resultado promissor. Concorrente no Projeto Lab e BeYou por uma vaga no line-up da Casa de Criadores, ele já está entre os 20 finalistas que serão avaliados pelo júri da organização.

 

Para quem não conhece, a Casa de Criadores é uma iniciativa sediada em São Paulo que busca revelar novos talentos da moda brasileira e lançá-los com toda a visibilidade de um dos grandes eventos de moda no país (tanto de consumo quanto editorial). A oportunidade surgiu ano passado quando Diego se deparou com a inscrição. “O tema era livre e a única direção era que deveria ser uma coleção de verão 2018 com 10 look. Deixei para a última semana, quando comecei do zero todo o conceito até a execução”, comenta.

 

O resultado final será revelado no dia 12 de fevereiro, mas, para ele, só a visibilidade que o concurso trouxe para a marca já é algo muito comemorado. “Como eu comentei anteriormente, foi tão em cima da hora a execução da coleção que eu não sabia como seria o resultado. Apenas gratificante e muito, mas muito motivador.”

 

fotos reprodução

 

Sobre a coleção, ele conta: ” é sobre força e ser instante. Os materiais utilizados fazem parte do repertório Rocio Canvas e quero muito que o mundo consiga ver esta coleção na passarela.” Ele garante que as peças chegarão ao público também e confirma: apesar de ter sido desenvolvida para uma banca de jurados, a essência é a mesma encontrada nas araras.

 

Nesta etapa final o público também poderá eleger a marca que conseguirá expor a coleção durante o evento. Para votar é só acessar este link (vote!).

 

Para mais novidades sobre nosso mundo da moda, no mundo todo, fique de olho por aqui!

 

Serviço:

 

Open Studio

E-shop: https://www.openstudio.com.br

 

Rocio Canvas

Loja NovoLouvre – Trajano Reis – 36 – São Francisco

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