Notícias

Imersão fashion leva convidados a um desfile na estação de trem

23 de abril de 2019 - 09h44
Por Even More

A estilista curitibana Carolina Nogara lança sua nova coleção ROMA durante o Fashion Revolution na Estação Ferroviária de Curitiba.

Do espírito nômade referência para a nova coleção, à data emblemática que hoje significa a consciência de escolha dentro da indústria da moda. Na oficina de trens da Estação Ferroviária de Curitiba, dia 24, a estilista curitibana Carolina Nogara lança a coleção ROMA, alinhad ao pensamento da marca que prioriza a sustentabilidade e a atividade artesanal em suas criações.

Leia também: Marca registra equipe por trás da marca em ensaio especial

Por meio da técnica slow fashion a cultura cigana toma formas têxteis como metáfora para a aventura e miscigenação na composição de estilos. Com estética libertária em relação ao vestir, a coleção apresentará aos convidados a experimentação como seu fundamento.

A estilista, que carrega o vasto repertório do convívio com os oito ateliês que a mãe conduzia em Curitiba e Ponta Grossa durante a infância e adolescência, e que culminaram em sua formação acadêmica na Polimoda de Firenze; traz o título Roma como designação dos povos nômades com origem nas planícies do Punjab, no noroeste do subcontinente indiano, e a língua romani falada pelos ciganos.

Nogara (reprodução/Marcelo Rothen)

Nogara (reprodução/Marcelo Rothen)

“Roma dá corpo à minha percepção de como as pessoas se descobrem e se expressam na atualidade”, diz Carolina. “É uma época de livre experimentação, guiada pela busca de um estilo ao mesmo tempo único e aberto ao mundo. Um movimento que naturaliza o exótico e dialoga com todos os tempos, numa atitude desbravadora, provocadora e sincrética que gosto de associar ao povo cigano”, completa.

Em paralelo a nossa própria leitura digital hoje, a coleção também provoca a percepção de um nomadismo contemporâneo – a atitude de percorrer territórios reais e imaginários e expressá-los num estilo pessoal. E nesse simbolismo a estação serve de casa para quem quer a possibilidade de pertencer aos mais variados destinos.

Por muitos séculos associado à imagem do viajante explorador, ao exótico e ao místico, o arquétipo cigano hoje encarna o paradoxo de um modo de ser que abraça a diversidade – bebendo de referências próximas ou longínquas – sem perder sua identidade.

Nogara Fashion Design

Desde 2011, o ateliê Nogara defende um conceito de moda individual, peças conformadas às medidas do corpo e do gosto de cada um dentro dos processos de confecção, customização e reparo de roupas.

Serviço:

Desfile Coleção ROMA – Nogara Fashion Design

Local: Estação Ferroviária de Curitiba – Av. Presidente Affonso Camargo, 330 – Curitiba – PR

Recepção: 20h

Convite e confirmação de presença exigidos: carolinanogara.com.br/ 

foto de capa: Allan Kanashiro

 

Comentários

 
|