Espaço Hoy!, um coworking de ideias


Foi num dia não muito especial que adentrei ao conjunto comercial situado ali na Coronel Dulcídio, quase esquina com a Dom Pedro II. E qual foi minha surpresa ao me deparar com essa entrada magnífica, logo ao lado da livraria Navegadores. Não sabia que tinha coisa ali atrás. Mas tem. E uma delas é o Espaço Hoy!

 

 

 

Miriam Santana, sócia idealizadora do projeto, é uma simpática contadora especializada em processos gerenciais. Com experiência de mercado e vontade de inovar, ela e seu marido decidiram construir um negócio que aliasse a consultoria necessária a muitos micro-empreendedores e ideais colaborativos.

 

Para sentir, contudo, a dores de se ter o próprio negócio ela decidiu, antes de mais nada, abrir uma “brigaderia” – se você ainda não se tocou, é uma empresa de fazer brigadeiro. “Escolhi algo que não conhecia muito bem para sentir quais eram as dificuldades, como era o tratamento, quanto deveria investir e tudo mais”, conta. Quando conseguiu coletar todas as dificuldades e caminhos pelos quais muitos dos empreendedores passam hoje, ela fechou o negócio e começou a projetar o Espaço Hoy!

 

Uma preocupação grande de Miriam era conseguir aliar num só lugar o serviço que desejava prestar junto a empresas, sem que ele tivesse esta roupagem fria. “Queríamos abrir uma consultoria, mas o nome consultoria afasta as pessoas. Antes de falar com um ‘consultor’ você já tem a premissa de que será muito caro, que será uma pessoa ditando regras no seu negocio que você não conseguirá colocar em prática”, explica.

 

 

 

Por este motivo, o Espaço Hoy! foi desenhado no formato de ser um coworking. Mas não na forma como estamos acostumados. Não é um local de divisão de espaço em si, mas um coworking de pessoas e ideias. Afinal, em sua pesquisa inicial, Miriam identificou que o que faltava a muitos empreendedores era estar em contato com pessoas. Por isso, o EH é “um espaço para poder promover este encontro, além para auxiliar no gerenciamento e gestão de projetos”.

 

E, para seguir o lema maior do conceito – que é descomplicar, trazer intimidade e promover experiências – o formato não poderia ser outro senão o de uma cozinha! Isso mesmo, o Espaço Hoy! todo remete a uma cozinha. “Montamos esse escritório para prestar o auxílio, mas de forma diferente. Queríamos que as pessoas se sentissem acolhidas, em casa, que fosse pequeno, mas que se o cliente precisasse receber alguém, ele pudesse dispor de espaço. Daí decidimos fazer uma cozinha”.

 

 

 

 

 

Hoje, é possível utilizar apenas o local para promover reuniões e palestras, como também agregar a isto a ajuda gerencial e administrativa de Miriam. Sem contar que toda a ideia pode transpor barreiras físicas e levar o conceito do Espaço Hoy! para a sede do seu próprio negócio.

 

Noivadades por aí: parceria com o IdeaFixa

 

Com este conceito inovador de “utilização”, o Espaço Hoy!, promete iniciar o segundo semestre de 2015 com uma programação vinculada ao IdeaFixa. A proposta central é promover conversas sobre o mercado criativo e garimpar designers e ilustradores que possam participar de projetos captados pela agência/site/loja, hoje sediada em São Paulo.

 

Como forma de promover o Espaço, para que as pessoas conheçam a proposta, Miriam realiza diversas reuniões, aliadas a atrações culinárias. Como jantares literário e o próprio evento feito em parceria com o IdeaFixa, em abril deste ano, quando Janara Lopes – fundadora do projeto – veio conversar com quem estivesse interessado em descobrir a trajetória do IF, e discutir o mercado criativo.

 

 

Acontece que o teste realizado visava algo maior, pois Miriam já estava ciente do interesse do IdeaFixa em garimpar profissionais do mercado de design e ilustração curitibanos, além de realizar eventos junto ao público daqui. “Eles comentaram que Curitiba é o segundo local de mais acesso no site, além de que os criativos e artistas de bom gosto estão concentrados na cidade”, revela.

 

Por este motivo, alguns produtos da loja já estão lá no Espaço Hoy!, e os planos para essa segunda metade de 2015 são montar uma programação de conversas e bate-papos para juntar criativos da cidade. Com isto eles pretendem fazer um intermédio, ou seja, uma verdadeira ponte entre criativos e possíveis contratos com os projetos captados pelo IdeaFixa, que demandem pessoal extra. Principalmente nos grandes trabalhos feitos em parceria com a agência de design paulistano, Estúdio Coletivo.

 

 

 

Já pensou que legal ter a oportunidade de ser descoberto e atuar no mercado de São Paulo? Tendo, inclusive, auxílio em questões contratuais e administrativas? Ficaremos de olho na divulgação da programação, mas, enquanto isso, você pode acompanhar o projeto do Espaço Hoy! pelas redes sociais (link nos comentários), e se programar para os próximos eventos. 

 

 

Previous Heroína faz jus ao método de financiamento e apresenta desfile catártico
Next Não fique em casa no final de semana!

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *