Curitiba tem calendário de moda agitado no segundo semestre

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foto reprodução

 

por Aléxia Saraiva

 

O segundo semestre em Curitiba vem recheado de grandes eventos de moda. O Pátio Batel Fashion Walk, ID Fashion, A.M.A. Curitiba e LABmoda são quatro nomes já conhecidos no cenário curitibano. Há anos eles dão visibilidade para marcas e para a cidade, numa tentativa de consolidar Curitiba num calendário de moda no Sul, enchendo os espaços públicos da cidade com palestras, debates, exposições e desfiles que promovem o contato entre marca e consumidor.

 

De agosto a novembro, esses eventos vão preencher o calendário, mas calma que dá tempo pra tudo: o PBFW e o ID Fashion, já confirmados, acontecem respectivamente em agosto e setembro e são gratuitos. Já o A.M.A. Curitiba está previsto para novembro, enquanto o LABmoda está sendo cotado para acontecer em outubro. E, enquanto eles não chegam, o Even More foi conversar com as organizações e vai dar uma prévia do que eles prepararam para os próximos meses. Confira:


 

Pátio Batel Fashion Walk

 

O primeiro dos eventos desse segundo semestre já acontece no próximo mês. O Pátio Batel Fashion Walk, que chega agora à sua quarta edição, transforma o shopping em passarela para apresentar as principais tendências da próxima estação - razão pela qual acontece duas vezes por ano, logo antes das novas temporadas chegarem às lojas. A última edição aconteceu em abril.

 

Como da última vez, nesta edição a curadoria vai ficar por conta da revista Vogue Brasil, que vai organizar a apresentação das coleções de primavera/verão 2017-2018 para o sul do país. O evento costuma trazer uma programação que acompanha os desfiles, com personalidades que discutem temas relevantes para a moda. “O PBFW é uma oportunidade de aproximarmos ainda mais o mundo fashion do público e para que todos tenham acesso às novidades da moda”, afirma Mariane Kucinski Caponi, Gerente de Marketing e Relacionamento do Pátio Batel.

 

PÁTIO BATEL FASHION WALK - 4a. edição

Quando: 22 e 23 de agosto de 2017

Onde: Pátio Batel

patiobatel.com.br

 

 

 

ID FASHION

 

Criado com o objetivo de estimular a relação entre o consumidor e a indústria de moda, o ID Fashion chega este ano à sua terceira edição e busca “promover a divulgação e comercialização de marcas paranaenses com forte DNA criativo”. O evento acontece durante os dias 28 e 29 de setembro, no Centro de Eventos do Sistema Fiep.

 

A programação é bem diversificada e atinge desde quem gosta de desfiles - que vai poder conferir marcas que estão despontando no cenário local - até quem gosta de conversar com os lojistas e seguir a tendência “see now, buy now”. A exposição interativa ID Living Lab & Store vai contar com 18 marcas participantes que nesta edição, pela primeira vez, vão comercializar as coleções logo após apresentá-las nas passarelas. Além disso, seguindo a linha de promover a interação entre quem faz e quem consome, nessa edição vai rolar uma produção fotográfica de um editorial ao vivo.

 

O evento, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), chega com o tema ColaborAção, para abordar a importância do trabalho colaborativo e coletivo dentro da indústria de moda.

 

ID FASHION CURITIBA – 3ª EDIÇÃO

Data: 28 e 29 de setembro de 2017

Local: Centro de Eventos do Sistema Fiep Curitiba

Evento gratuito e aberto ao público

www.idfashionpr.com.br

Facebook, Instagram e Twitter: @idfashionpr

 

 

A.M.A. Curitiba

 

A Amostra de Moda Autoral de Curitiba - A.M.A. Curitiba para os íntimos - já carrega no nome seus propósitos: focar no trabalho de estilistas e designers da cidade que trabalham com moda autoral. O evento teve uma edição em 2015 e, neste ano, pretende voltar em novembro - “uma data que consideramos apropriada pois é neste período que começam campanhas para estimular as vendas com a proximidade do final de ano, Natal e, em seguida, férias”, afirma a coordenadora geral do evento, Nereide Michel.

 

A principal novidade reservada para este ano é um showroom variado que vai incluir marcas tanto do vestuário como dos acessórios. “Uma ação que terá na passarela, com o desfile de nomes de destaque da cena autoral curitibana, uma sintonia perfeita para criar o desejo do consumo por marcas locais”, destaca Nereide. O evento também vai contar com palestras, oficinas e exposições.

 

A.M.A. CURITIBA – 2ª EDIÇÃO

Quando: Segunda quinzena de novembro (a confirmar)

Evento gratuito e aberto ao público

facebook.com/AMACuritiba


 

 

 

LABmoda

 

O LABmoda nasceu há 8 anos como uma alternativa local aos eventos que, na época, privilegiavam marcas com grande capacidade produtiva e estabelecidas no grande varejo. Ao longo do tempo, através do debate sobre moda local e autoral, já conseguiu conscientizar e atrair consumidores. “Queríamos lançar um evento com um olhar sobre o local e que tivesse um certo desprendimento em relação às ‘formalidades’ da moda. Além disto, sempre vimos a moda muito mais pelo seu caráter comportamental e vinculado à outras formas de expressão artística”, explica o organizador Rafael Perry.  

 

Para o segundo semestre, Rafael e Junior Gabardo estimam uma segunda edição para acontecer em outubro, mas ainda não têm uma proposta fechada. O LABmoda já trouxe vários nomes consagrados na área para debater o tema em Curitiba: Ronaldo Fraga, Alessandra Gold, Camila Yahn e Lilian Pacce são só alguns que já passaram pelo evento.

 

Por serem independentes, os organizadores do evento têm a liberdade de adaptar o conceito às oportunidades que aparecem, como a edição “pop up” do evento que aconteceu no Festival Coolritiba, neste ano. “Fazemos na raça, com patrocínios privados e recursos advindos da coletividade que o compõe. Isto significa uma cobrança muito maior, pois somos obrigados a dar resultado tangíveis para os designers. Por outro lado, nos deixa mais fortes, porque nos vemos sempre pressionados a evoluir”, completa Rafael.

 

LABmoda

Quando: estimado para outubro (a confirmar)

http://www.labmoda.com.br/

facebook.com/LABmoda/

 
 
 
 
 
 
 
 
 
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