Carnaval compartilhado, o aluguel como alternativa em dias de festa


Para evitar o desperdício ou a compra por ocasião, algumas marcas criam soluções criativas para entrar no clima de Carnaval e reduzir impacto.

O aluguel de roupas tem se tornado cada vez conhecido em todos os cantos do mundo. E não é a toa pois segundo pesquisas recentes (leia aqui), até 2023, esse mercado terá um valor de $ 1,96 bilhões de dólares.

Grande parte das empresas de compartilhamento oferecem opções personalizadas para segmentos específicos como roupas para maternidade, plus size e também infantil. No Brasil, esse mercado ainda está em crescimento, mas um novo tipo de nicho parece estar surgindo: empresas de aluguel escolheram trabalhar com peças fashionistas e que podem ser usadas para festivais e ocasiões especiais, como o carnaval.

Ao invés de adquirir peças que seriam usadas apenas uma vez como fantasia, as clientes podem alugar peças statement para os dias de folia.

Rent Up Closet 

A empresa paulistana de aluguel online Rent Up Closet possui acervo de peças atemporais e fashionistas. Segundo a fundadora, Marila Ribeiro, as primeiras aquisições foram selecionadas em Nova York onde peças diferenciadas são mais fáceis de serem encontradas. Hoje, a curadoria da empresa é dividida entre peças novas e de second hand: “[…] busco selecionar para o acervo marcas e peças não tão tradicionais como as que já temos o costume de consumir no dia a dia”, conta.

A ideia de criar o negócio veio após amigas e conhecidas de Marila começarem a pedir organicamente as peças usadas por ela. “Eu postava vários stories com meus looks do dia e via que serviam de inspiração para elas. Tendo esse feedback, analisei todo o cenário do mercado e conversei com a minha mãe sobre, juntas, darmos o start na Rentup!”.

Apesar de ser um mercado em expansão, Marila afirma que o maior desafio ainda é aceitação das pessoas. ”Acho que esse nicho tende a crescer cada vez mais. […] Tudo se inova a cada dia com muita rapidez, novas prioridades surgem nas sociedades e é preciso ter cautela com nosso bolso e com o meio ambiente. Mas acho que o mindset das pessoas ainda é um desafio primordial para fazer essa nova cultura girar de vez”.

A Rent Up Closet possui em média 100 peças no acervo que podem ser alugadas individualmente conforme a necessidade do prazo da cliente e, para o Carnaval, a marca produziu peças exclusivas, em confecção própria, feitas a partir do reaproveitamento de materiais recicláveis, sobras do ateliê e upcycling. 

“Essa coleção de Carnaval vai ter como tema sustentabilidade. Tive essa ideia porque o Carnaval é uma época que consumimos muito e poluímos bastante o meio ambiente, então acho que vale a pena pensar nessa nova forma de consumo e poder compartilhar isso de uma forma bacana com as pessoas”, explica Marila.

A coleção especial de Carnaval inclui tops feitos com plástico bolha, acessórios de strass e sutiãs – todos bordados à mão. A seguir, confira 3 peças da coleção da Rent Up Closet feitas especialmente para o Carnaval:

01 – Luvas Statement
foto: Rent Up Closet

“Uma luva basiquinha que complementa qualquer look de carnaval ou das festas temáticas! Essa peça foi reaproveitada do ateliê e possui strass todo bordado a mão.”

02 –  Colar de strass
foto: Rent Up Closet

“Já que é sem estampas, esse acessório pode ser usado como colar para realçar qualquer look básico. Ele foi todo feito à mão! Também temos outras opções de acessórios com strass na coleção.”

3  – Top florido

foto: Rent Up Closet

“Top florido, com aplicação de strass e corda de couro para amarração. Também todo feito e bordado a mão. Em praticamente todas as peças reaproveitamos os materiais para não desperdiçar que pode ainda ser usado.”

N’OZ

“A N’OZ surgiu em meio a uma epifania sobre como eu poderia gerar um impacto positivo no planeta”, nos conta Andressa Marques, fundadora da empresa que foca no compartilhamento de roupas para baladas e festivais. A escolha do nicho veio depois de um estudo do público em potencial de Curitiba onde a aderência a festivais de música eletrônica é grande.

O acervo da N’OZ possui hoje cerca de 700 peças e formam um mix entre roupas e acessórios de multimarcas e também de confecção própria. A empresa também oferece a opção de personalizar e criar peças exclusivas para as clientes. “As clientes assinantes frequentam nosso espaço semanalmente e as de locação avulsa voltam a locar para outra ocasião e/ou indicam amigas.”, explica Andressa Marques.

Os planos da empresa variam entre R$ 90,00 a R$ 220,00 que adequam com a necessidade de cada cliente. Para quem deseja locar uma peça apenas para um evento ou data específica, a N’OZ também oferece a locação avulsa.

Para o Carnaval, a empresa criou uma coleção de peças de confecção própria, junto com outras de curadoria de marcas que podem ser utilizadas nos bloquinhos de folia.

01 – Pochetes de paetê
foto: N’OZ

O motivo pelo qual N’OZ a amamos, é claro, é a praticidade. Pro Carnaval, aposte nas coloridas e de paetê, assim a pochetinha pode fazer parte da beleza do look, ou até mesmo ser sua peça chave.”

02 – Hotpants
foto: N’OZ

“Pode ser usado como forro para peças transparentes ou conferir aquela ousadia sendo usadas sozinhas. Resumindo, não tem peça mais carnavalesca que essa!”

03 – Criatividade 
foto: N’OZ

“Que tal criar sua fantasia com o que já tem em casa ou com o que poderá usar outras vezes? Um pouco de criatividade e alguns acessórios podem transformar um look comum em fantasia de carnaval. Alguns exemplos: procure acessórios de oncinha e junte com uma maquiagem de felina. Peças turquesa ou magenta, com acessórios de conchas já garantem o visual de sereia”.

Serviço

Rent Up Closet www.rentupcloset.com.br

N’OZ: www.nossanoz.com.br

Previous 4 marcas que assumiram o plástico de maneira mais inteligente
Next Direto da Oscar Freire, a multimarca Bemglô oferece uma curadoria de marcas sustentáveis

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *