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“Cada vez mais o mercado vai entender a sustentabilidade”, diz André Carvalhal ao EvenMore

16 de janeiro de 2019 - 10h18
Por Even More

Em consonância com o tema do seu livro Viva o Fim, André Carvalhal fala sobre ciclos e novos caminho entre moda e meio ambiente

por Caroline Kleina e Nathalia Souza

Autor da trilogia que aborda o caminho pelo qual a moda veio se transformando em suas relações com o mundo e com consumidores, André Carvalhal conversou brevemente com o Even More sobre o tema sustentabilidade e novos desenhos para o futuro. Idealizador da marca Ahlma, o carioca prega em seu empreendimento e estilo de vida algumas das percepções que traz em “Viva o Fim”, último lançamento da série.

Como você vê o futuro da moda em relação ao impacto com o meio ambiente?

Acredito que cada vez mais as marcas e o mercado vão entender a sustentabilidade. Tudo o que a gente produz vem da natureza de alguma forma, a maioria das vezes a gente veste animais, plantas, e muitos desses estão se esgotando, se tornando mais raros e caros. Daqui para a frente, preservá-los ou ter pensamentos mais circulares de reaproveitamento, de menos desperdício, fará parte do design de moda para que ele possa continuar se viabilizando.

foto reprodução (Amanda Lavorato/Coletiza)

Você vê a possibilidade dessas políticas chegarem ao Brasil? Acha que o consumidor de moda daqui está despertando?

As políticas públicas são muito importantes pois elas ajudam a nivelar o mercado e estimular mudanças e transformações mesmo em marcas e empresas que não têm a noção sobre todos esses temas e causas. Eu acho viável que essas questões cheguem ao Brasil, pois acho que elas devem chegar em todos os lugares e o consumidor daqui está despertando. Há um ano e meio quando lançamos a AHLMA, as pessoas tinham muita dificuldade de entender o que estávamos fazendo, e hoje vejo que cada vez mais pessoas procuram a gente justamente pelo que fazemos.

O que você indicaria para uma pessoa que está começando a tomar consciência de consumo? Como ela pode praticar isso no dia a dia?

Para quem está começando eu acho que questionar é o primeiro passo. Se questionar sobre se aquela compra faz sentido, se é realmente necessária, se aquilo tem o estilo da pessoa ou é apenas mais um modismo. Por segundo, questionar as marcas. Entender como é feito, de onde vem e qual o impacto no mundo. Eu acho que isso, para o nosso dia a dia, traz bastante informação.

André Carvalhal foi gerente de marketing e conteúdo da Farm por dez anos. Em 2016, associou-se ao grupo Reserva e hoje é co-fundador da marca AHLMA, na qual participa como diretor criativo.

foto de capa: Amanda Lavorato/ Coletiza

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