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3 dicas para encontrar estilo street e cultura de rua na moda de Curitiba

24 de maio de 2018 - 15h28
Por Even More

por Carmela Scarpi

Os rappers são, de fato, a nova realeza do mundo fashion quando falamos sobre brands de luxo (leia aqui). Mas, como isso reflete em nossas vidas? Um dia a dia de peças inspiradas fortemente no universo street que, ao longo dos anos, vêm remodelando nossas perspectivas estéticas e shapes.

Para te ajudar a encontrar lugares que respiram essa proposta de forma única, com peças de qualidade (claro!), separamos três lugares de Curitiba para você conhecer e encontrar seu estilo nas tendências do momento:

Album Hits

Multimarcas que fica ali pela Brigadeiro Franco, um dos spots do novo centro, a loja é comandada por Gabi Duarte. A curadoria busca sair do eixo mainstream ao selecionar, durante as pesquisas em feiras e internet, nomes que agreguem ao estilo da Album.

Com o recém lançado editorial (veja abaixo), um estilo urbano repaginado foi clicado pela Natasha Durski e traduz diversas influências da moda de rua: esportes, música e noite. “Usei a expressão “Express Yourself”, pois além de já ter sido usada no RAP e por outros músicos de funk e pop, achei um jeito de falar sutilmente para as pessoas deixarem de serem influenciadas por essa enxurrada de “digital influencers” e decidirem por elas mesmas o que vestir e como vestir, ousarem mais e serem felizes”, conta.

Com foco em um público que curte a moda de rua, subculturas, skate e RAP old school (como diz Gabi); a loja também reflete na curadoria uma reflexão crítica sobre métodos de produção hoje (leia a matéria aqui). E ela ainda complementa: “[Em Curitiba], eu percebo que as roupas são absorvidas e usadas nas ruas por jovens de até vinte e poucos anos. Eles ainda são os mais ousados, quebram paradigmas de gênero, chocam a mainstream e arrepiam nas baladas”. O foco jovem é o mesmo em que apostam as marcas de luxo internacionais, que segunda ela: “podem investir em acabamentos e materiais que só elas podem e têm feito coisas incríveis que causam desejo até mesmo na gente, reles mortais (risos)”.

Editorial Album Hits + Foto de capa
Produção – @gabigarcezduarte
Fotografia – @natashadurski.foto
Beleza – @grainmicheline e @leticiacmua
Modelos – @thembasagrado e @cristophergegembauer

Album Hits
Rua Brigadeiro Franco, 1193 – Centro
@albumdesignhits

PRJT 01

E falando em Album, é por lá que você encontra algumas peças da marca PRJT 01 (saiba mais). Criação de Vanessa Lisboa e Patrícia Hirosawa, a pegada street veio da própria necessidade das criadoras, dentro do mercado de moda, de alinharem uma linguagem que entregasse uma funcionalidade para quem está no circuito da rua.

“A gente acaba trazendo muitos elementos da cultura de rua para as nossas peças também como uma forma de fazer com que elas transitem melhor com a dinâmica de uma vida que demanda conforto, de uma roupa que proteja, trazendo soluções”, explica Patrícia. “E podem ser soluções simbólicas, claro que a gente coloca função no bolso e coisas mais práticas, mas a estética também tem a ver com transitar e o street é bem presente nesse conceito”, complementa Vanessa.

A influência de rua, na realidade, faz parte da tríade que norteia a produção da marca: Esporte, Street e Alfaiataria. Com uma roupa intercambiável, que circule no dia a dia e se adapte às ocasiões sociais tanto de trabalho, como lazer; a PRJT 01 desenvolve entre suas referências também o hip-hop de forma indireta.

“A rua é muito interessante, ela é muito diversa. E a gente consegue trazer muita coisa bacana só por sentar e observar. Apesar de não sermos desse cenário de hip-hop – claro gostamos de alguns artistas e tal – é importante reconhecer a relevância que ele teve para a cultura de rua. A mensagem desde reduzir violência até democratizar”, comentam.

Alinhadas com tendências de comportamento, elas percebem esse resgate por aqui até pelo movimento das pessoas querendo reocupar as ruas, mesmo em outros universos. E com essa abertura vêm também o questionamento. “A cultura de rua é uma maneira de questionar as coisas e nós temos isso muito forte no PRJT 01, a gente questiona o jeito de fazer roupa, até o posicionamento do botão, a indústria, mão de obra”, apontam.

Fotos da campanha da marca

PRJT 01
www.prjt01.com 
@prjt01

OÜS

Já na nossa seleção, mas também citada pelo PRJT 01 e presente nas fotos da Album, a marca de tênis OÜS é case na área de empreendedorismo de moda na cidade. Com a comemoração de 10 anos em 2018, a grife conquistou o mercado com seus tênis que alinham funcionalidade e estética. A marca também se expande em produtos outwear, tendo como lançamento mais recente a nova linha PHIBO inspirada no estilo esporte das ruas de 1990.

Pensados para agregar estilo ao universo do skate, a demanda foi aumentando ao cair no gosto do público dentro e fora das pistas. Um intercâmbio entre função, conforto e estilo; os tênis que vêm com o slogan “pares ímpares” já colecionam parcerias com figuras de relevância do universo street como rapper OGI, o artista Rimon Gimarães e vários outros.

Aliás, não deixe de acompanhar a marca, pois as novidades chegam, em média, a cada 6 dias lá pelo site!

Foto Reprodução _ Campanha PHIBO 2

Foto Reprodução _ Campanha PHIBO 2

Foto reprodução – campanha OÜS + OGI

OÜS
loja.ous.com.br/
@ous_official

E você, conhece alguma outra marca que converse com tendências globais com uma linguagem única? Conta pra gente!

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